top of page
Minha Escolha:

Os sinais da Bela. O dia em que a Disney ganhou meu coração.

Surpreenda-se. Esse post não é sobre "A Bela e a Fera" ser um dos desenhos mais famosos e românticos da Disney, mas sim sobre A Bela e a Fera que conquistou meu coração: a história contada através da linguagem de sinais.


Foto: Arquivo pessoal



Sim, o dia em que a Disney conquistou meu coração de verdade foi quando eu descobri o grau de comprometimento com a questão da acessibilidade que eles possuem. Sou assistente em excursões para Disney desde 2009 e já havia presenciado diversos casos da simpática recepção nas atrações aos cadeirantes, idosos com dificuldade de locomoção, carrinhos de bebê, crianças de colo e outros, mas em todas as vezes que assisti o show da Bela e a Fera no Hollywood Studios nunca havia prestado atenção na área reservada aos portadores de necessidades especiais. Talvez porque nunca tive um caso nos grupos em que fui guia e assim sempre ficávamos mais afastados do palco, mas em fevereiro pude estar nesta área restrita e compartilhei da felicidade de uma criança surda ao vê-la compreender todo o musical. Isto foi tão marcante que assisti mais aos intérpretes de ASL (American Sign Language) do que ao próprio show, aliás, eles não são meros copiadores de sinais, eles são atores, um show de emoção a cada gesto!

Por outras pesquisas (via blogs) descobri várias formas de acessibilidade que a Disney tem, especialmente para deficientes auditivos:

- Sistemas de Escuta Assistiva

- Legendas Reflexivas

- Interpretação de Idioma por Sinais

- Telefones de texto (Typewriter)

- Legenda Portátil

- Legendagem de vídeo e ajudas escritas


A empresa investe tanto nessa área que cada vez lança mais dispositivos de acessibilidade aos portadores de necessidades especiais. De fato, existe um material exclusivo à portadores de necessidades, o Guidebook for Guests with Disabilities (Guia para Visitantes com Deficiência). A Disney acredita em:


"...new ways to make attractions and experiences more accessible and enjoyable for everyone." (via blog Disney)


Traduzindo, "Novas maneiras de fazer atrações e experiências mais acessíveis e proveitosas para todo mundo". Em 201o, o time de tecnologia assistiva deles foi capaz de criar um dispositivos incrível para cegos! Exato. Você não precisa ver o parque para sentir a magia de estar lá. O device, que cabe na palma da mão, oferece descrições detalhadas das áreas ao ar livre, usando um menu de áudio interativo, onde o guest pode escolher o tipo de informação que gostaria receber e até mesmo pré programá-las. Pode pedir info desde de elementos estruturais do parque até como a localização do banheiro mais próximo. O aparelho usa Wi-fi que marca a localização exata do visitante, demais né?

Foto: Arquivo pessoal



A Disney é uma terra para crianças e adultos, jovens e idosos, é realmente um lugar mágico que te traz lembranças doces da infância... Os desenhos que você assistia com seus irmãos quando crianças, as princesas que você sempre sonhou em ser, no castelo que você sempre sonhou em estar. Sim, nós, meninas principalmente, crescemos com estes sonhos que podem parecer bobos para alguns, mas de beleza tão profunda ao vermos milhares de sorrisos sinceros e gratos circulando pelos parques. Em 6 dias começa minha sexta temporada como guia e realmente tudo faz tão mais sentido quando percebemos que estamos realizando sonhos! Assim como o daquela garotinha deficiente auditiva vendo e entendendo tudo o que a Bela falava.


Ai, Disney... você me conquista cada vez mais!


Confere esse show de interpretação na linguagem de sinais:




bottom of page