top of page
Minha Escolha:

Salar de Uyuni: Pt 2 - A Viagem

hey, 3 shots está de volta! Após meros (?) meses, a parte 2 sobre o Salar de Uyuni está aqui. Já aviso que o post é grande, pois vou contando o dia-a-dia do Tour ao Salar de Uyuni saindo e voltando a San Pedro de Atacama (Rota Chile - Bolívia - Chile).

Se você ainda não leu a parte 1, é bom começar pelo começo: Post de Pré-Embarque aqui.

Tour: Salar de Uyuni (BOLIVIA)

Valor: $220 Dolares.-

Duração: 4 Días / 3 noches (Por Persona)

1o dia - Saída de San Pedro de Atacama:

1 - Dependendo do seu hostel o transfer irá buscá-lo ou você deve esperar na porta da agência (eu tive que esperar na agência, tudo escuro, portas fechadas, pensei que tinha sido enganada, mas eles foram corretinhos!)

2 - Depois de todos na van, vamos à politicagem! Primeira parada: Emigração do Chile (que fica ainda na própria cidade de San Pedro) e depois com menos de 1h você chega na fronteira do Chile com a Bolívia onde irá tomar café da manhã e passar pela Aduana Boliviana. * Palmas pra minha agência Atacama Mística que foi a única a ter um refúgio, local fechado, para tomarmos café e fugir do frio. Todos os outros comiam ao lado dos seus carros.*

3 - Vamos começar a aventura! A viagem só pode ser feita em 4x4 porque simplesmente não há estrada, é tudo na terra!! Ou no meu caso, na neve. Depois de um tanto chegamos à entrada da Reserva Nacional de Fauna Andina Eduardo Abaroa, aí você tem que desembolsar 150 bolivianos que é a entrada no parque, é lá que ocorre praticamente 75% da viagem. Neste dia, com uma altura de 4.700 metros sobre o nivel do mar, visitamos:


1. Laguna Blanca /White Lagoon, Reserva nacional de fauna andina Eduardo Abaroa.

2. Laguna Verde /Green Lagoon

3. Valle de Dalí /Dali´s Vallley (Dizem que o magnifício Salvador Dali se inspiriou aqui para algumas pinturas)

4. Laguna Chalviry y aguas termales de Polques / Chalviry Lagoon and Polques Hot spring (oba, piscina de água termais!)

5. Geiser Sol de Mañana /Sun Morning Geiser (4.900 metros acima do mar, passei mal!)

6. Laguna Colorada /Red Lagoon (Aquele lugar de proteção de tela da Apple Tv, sabe?)




Como nos quedamos: Refugio Huallajara /Huallajara refuge (próximo a Laguna Colorada) Quartos para 6 pessoas, equipados com camas e cobertores. Não há duchas quentes.


Quarto compartilhado, fazia muito frio e com a altura, tive muita dor de cabeça. Tinha luz até um certo horário, depois precisamos usar lanternas. Este dia não tinha onde tomar banho, não havia água quente, mas a hospitalidade dos bolivianos foi enorme. A comida caseira estava ótima, e antes e depois da refeição tínhamos chá e biscoitos.

Este foi o dia que mais passamos frio, por isso é mais do que recomendado levar seu saco de dormir, porque mesmo com as camas e cobertores, o saco que vai aquecer mais você. Se você não tem, talvez ainda em SPA, a agência possa alugar um para você.




2o dia - Traumático. Teve nevasca, troca de pneu na neve, carro capotado e carro atolado:


Acordamos às 7h e o colega holandês do tour voltou do banheiro dizendo: tá nevando, tá nevando! Eu ainda com sono não o levei a serio, aliás, pensei que fosse granizo, poucos flocos de neve, mas NÃO. ERA UMA NEVASCA, MINHA GENTE. TAVA TUDO TUDO BRANCO.


Imagina, no deserto, onde não tem nada, e agora nem o chão tinha cor diferente do céu. Como boa brasileira -que não tem neve no seu país-, amei a beleza daquilo, mas por apenas alguns minutos quando percebi o quão frio iria ser o dia e provavelmente perigoso para dirigir.

O bom do tour é que são mais de 10 carros juntos, não que eles precisem ficar juntos, mas as agências andam em comboio para rolar aquele suporte mútuo (graças a Deus). Com menos de 1h dirigindo na neve, tivemos que parar porque o nosso pneu furou e no meio da nevasca tivemos que trocar. Logo outros motoristas de diversas agências também pararam e ajudaram a realizar a troca.

Depois quando nos aproximávamos de um deserto chamado Siloli, nosso motorista nos chamou atenção que ali era uma área perigosa e deveria dirigir no máximo com 40km/h. Com 5 minutos avistamos vários carros parados, pensei que fosse outro ponto para tirar fotos, mas não, um dos carros estava com 80km/h, perdeu o controle e capotou diversas vezes na neve. Aquele momento foi super nervoso, ninguém se feriu gravemente, mas foi um baita susto.


Continuando a viagem, visitamos:

1. Árbol de Piedra

2. Desierto de Siloli (cuidado na velocidade por aqui!)

3. Laguna Charcota

4. Laguna Honda

5. Laguna Hedionda

6. Laguna Cañapa

7. Mirador del Volcán Ollague

8. Poblado de San Juan, comunidad de Villa mar.

Como nos quedamos: “Hotel de Sal, villa candelaria” , construído com blocos de sal, localizado a 15 Minutos do Salar de Uyuni. Quartos duplos e triplos, com banheiro compartilhado; ducha com água quento (10 bolivianos, X minutos. Não lembro, mas eles contam no relógio o tempo do banho).





3o dia - O dia da magia!

Estávamos em dúvida se acordaríamos a las 4 da manhã para ver o pôr-do-sol porque a probabilidade de mau tempo era muito grande por conta da nevasca, mas valeu a pena a tentativa (graças aos meus amigos, porque eu tava bem pessimista). Apresento as mais belas fotos do tour:



Nesse dia,

1. Amanhecemos no Salar de Uyuni

2. Visitamos a ilha IncaHuasi, conhecida como ilha de cactos, Isla Pescado ou Fisher Island.

3. Museu-hotel de sal

4. Pueblo de Colchani (já chegando na cidade de Uyuni para comprar souvenirs)

5. Cemitério de trens

6. Chegada na cidade do Uyuni.


Como já dormimos no dia anterior cerca do Salar do Uyuni não demoramos para chegar lá e acompanhar o amanhecer, o reflexo da montanha no solo de sal e as cores misturadas no céu foram inacreditáveis. Depois de contemplar tanta beleza fomos ao nosso café da manhã na Isla de Incahuasi.


Isla Incahuasi - A Isla não funciona o ano todo. Entre em contato com a agência para certificar que há visita no período da sua viagem. Este lugar se trata de uma ilha de cactos, onde chegando ao topo você tem uma visão panorâmica de todo o enorme Salar do Uyuni. Ao final da visita na Isla, nosso café da manhã estava preparado pelo Chef/Motorista/Fotógrafo Jorge.

Depois do café partimos para a imensidade do deserto de Sal, todas as fotos foram feitas pelo Jorge que já manja as dicas do efeito de perspectiva.



Para finalizar, vamos ao único hotel no meio do Salar que hoje funciona somente como museu. Ao lado do hotel há várias bandeiras das nacionalidades que já passaram por ali e, em frente ao hotel, há um monumento de homenagem a corrida Dakar que ocorreu este ano e também vai haver de novo ano que vem no Salar.



Após sair do Salar, almoçamos num povoado Colchani com várias lojinhas para turistas (Se você não tiver mais boliviano, pode comprar seus souvenirs com peso chileno. Eles aceitam.)

Em seguida, já na cidade de Uyuni, visitamos o cemitério de trens, lugar bem feio na verdade, com muito lixo e aí você percebe a pobreza do país, mas interessante por ser o aterro de trens da região.



Chegamos na cidade de Uyuni às 15h. A cidade, bem interiorana, logo afugentou os mochileiros de plantão que não quiseram passar nem à noite lá, pegando o primeiro bus pra La Paz, a fim de acabar a trip lá pra cima, no Peru. Quem voltou para o Chile, como eu, ficou aguardando na agência, o novo carro vir para a viagem de retorno, às 16h.


Viagem de retorno

- Saída com destino ao Povoado de Alota (onde passamos a 3ª noite em refúgio, quarto em grupo para 6 pessoas. Ah, com banho quente!)


4º dia - O retorno de J

- 5h da manhã acordamos para a viagem até a fronteira Chile/Bolivia.

- Chegamos por volta das 8h, 9h, na fronteira, onde tivemos café da manhã, mas esperamos cerca de 2 a 3 horas liberação da Fronteira. Lá trocamos o carro 4x4 por uma van que nos leva de volta a San Pedro de Atacama. A van demorou pois a estrada não estava liberada por causa da neve).


Resultado? Saldo positivo. Foi uma das melhores experiências da minha vida e se você é tão aventureiro quando eu, vai amar também!

bottom of page